quarta-feira, 1 de junho de 2011

As TIC no Ensino


    As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), vieram provocar uma grande mudança na educação. Difundiram novos métodos de conhecimento e de aprendizagem, substituíram-se as enciclopédias em livro e deram lugar às novas enciclopédias e outras fontes digitais. As aulas tornaram-se mais apelativas, passou a haver entre professores e alunos uma nova interacção.
   Com as TIC abrem-se novas concepções sobre a natureza dos saberes, valoriza-se mais o trabalho cooperativo e as novas vivências e práticas escolares, a cooperação entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus e associações de apoio à juventude. A revolução  possibilitada pela internet permitiu que a informação estivessa disponível a qualquer hora e em qualquer lugar no Mundo. Esta revolução veio provocar novos hábitos educacionais tais como a leitura, a forma de escrever, a forma de pesquisa e tornou-se até um instrumento complementar na sala de aula.

    Neste momento o professor deixou de ser o detentor de todo o saber e passou, para além de ensinar é claro, a ser um orientador e um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a internet pode trazer e o que é fidedigno ou não, visto a internet ser como um “território livre”, o papel do professor é fundamental para encaminhar os alunos. O computador, por seu lado, já faz parte da vida quotidiana dos alunos e professores. A informática tem o poder de entreter e incentivar à aprendizagem mesmo os alunos com dificuldades de comunicação.
   Deste modo, educar nos dias de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário