sábado, 28 de maio de 2011

As TIC em diferentes contextos

a) As TIC no Estado
  Temos visto, ao longo dos últimos anos, uma crescente aplicação das TIC, sobretudo da Internet, nos diferentes níveis de governo e no Estado. O seu uso na administração pública contribuiu para diminuir a burocracia, aumentar a transparência dos serviços e a qualidade de vida do cidadão.
   Os resultados relativos à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente a importância do papel das TIC enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, na cidadania da racionalidade económica. Todos os serviços prestados pela Administração Pública podem ser comunicados de uma forma mais eficaz através da utilização de tecnologias multimédia e interactiva, nomeadamente através de quiosques multimédia.


b) As TIC nas Empresas
   As TIC são hoje assumidas pelas empresas como um factor essencial para os negócios e recai sobre os prestadores de uma elevada expectativa na apresentação de soluções para os clientes.
 A actual crise económica e financeira é um novo desafio de gestão para o qual as TIC podem ser parte integrante da resposta. É sabido que o contexto de crise abre oportunidade para acelerar medidas de gestão, e a melhoria da utilização das TIC na empresa é uma das medidas a considerar. O prestador integrado de TIC apoia as empresas na potenciação nos seus processos de negócio com resultados ao nível da redução de custos gerais, da melhoria de processos de negócio e sua eficiência, da racionalização do uso de recursos, ou mesmo da entrada em novas oportunidades de negócio.
Ligar os colaboradores entre si e ligá-los com o mundo, apetrechar o posto de trabalho e a empresa com os meios tecnológicos para conduzir o negócio, são pilares intemporais da actividade produtiva. Nos períodos de crise a eficiência é um objectivo crítico e cada empresa deve ter um programa de desenvolvimento das TIC integrado no contexto operacional da empresa. Todas as empresas usufruem destas para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades. Os computadores gerem grandes complexos e efectuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar electricidade, redes telefónicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim milhares de euros. Actualmente todas as empresas são compostas à base de computadores, reduzindo assim o número de trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD-CAM.


c) As TIC no Trabalho 
   Todas as empresas utilizam as novas tecnologias, sendo estas necessárias quer para quem trabalhe, como para quem esta à procura deste. No âmbito do trabalho, o fax está a cair em desuso, mantendo-se o telefone, mas o correio electrónico e os telemóveis são cada vez mais utilizados - dado serem mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.  As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento. 

d) As TIC na sociedade em geral.
As tecnologias de informação são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade actual. Uma das características fundamentais das TIC consiste no facto de um A maioria das famílias, tem em casa um computador, e a maior parte já trabalha nestes. Eles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (sobretudo a internet).único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo. A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente (como os e-books, newsletters ou jornais em formato digital). A comunicação entre as pessoas realiza-se de uma mais forma rápida e eficaz, por exemplo via e-mail e chat.
    Como referido anteriormente, todas as empresas utilizam as novas tecnologias, estando estas presentes no trabalho. Elas são precisas quer para quem trabalhe, como para quem está à procura deste. Hoje em dia, a maioria dos trabalhos é gerado a partir das novas tecnologias. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento de bens e serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário