quarta-feira, 8 de junho de 2011

As TIC na sociedade


Desenvolvimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são duas palavras indissociáveis, símbolos de qualidade de vida, liberdade de expressão, economia saudável. Ora, é sabido que a falta de acesso às tecnologias tecnológico resulta em menores oportunidades de desenvolvimento económico e social. A verdade é que na sociedade contemporânea cedo se percebeu as vantagens das T.I.C. e as alterações que exercem, não só no nível de vida dos indivíduos,como também na maneira como este interage com o mundo.

    O facto destas facilitarem o acesso à  informação e permitirem a sua actualidade confere poder, novas possibilidades mas também responsabilidades aos cidadãos. Assim, estes podem organizar-se mais fácil e rapidamente na busca de uma sociedade que possam sentir como sua e de derrubar muralhas de discriminação e intolerância por este motivo (existem outros). É, portanto, imprescindível investir nas novas tecnologias de informação e comunicação, mas  que deverão ser usadas com responsabilidade, pois têm o potencial para mudar o mundo.

A importância das T.I.C na sociedade

   A tecnologia tem origem e aplicação na sociedade, exercendo uma influencia decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído destas tecnologias na administração pública central e local e na estrutura empresarial. Estas contribuem para a desburocratização e transparência, e aumentam qualidade de vida do cidadão.

   Os resultados relativos à disponibilização de serviços online e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que Portugal ainda já compreendeu a importância do papel das T.I.C  enquanto instrumento potenciador de mudança e promotor de modernização de serviço administrativos, na cidadania e racionalidade económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário