quarta-feira, 8 de junho de 2011

As TIC na sociedade


Desenvolvimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são duas palavras indissociáveis, símbolos de qualidade de vida, liberdade de expressão, economia saudável. Ora, é sabido que a falta de acesso às tecnologias tecnológico resulta em menores oportunidades de desenvolvimento económico e social. A verdade é que na sociedade contemporânea cedo se percebeu as vantagens das T.I.C. e as alterações que exercem, não só no nível de vida dos indivíduos,como também na maneira como este interage com o mundo.

    O facto destas facilitarem o acesso à  informação e permitirem a sua actualidade confere poder, novas possibilidades mas também responsabilidades aos cidadãos. Assim, estes podem organizar-se mais fácil e rapidamente na busca de uma sociedade que possam sentir como sua e de derrubar muralhas de discriminação e intolerância por este motivo (existem outros). É, portanto, imprescindível investir nas novas tecnologias de informação e comunicação, mas  que deverão ser usadas com responsabilidade, pois têm o potencial para mudar o mundo.

A importância das T.I.C na sociedade

   A tecnologia tem origem e aplicação na sociedade, exercendo uma influencia decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído destas tecnologias na administração pública central e local e na estrutura empresarial. Estas contribuem para a desburocratização e transparência, e aumentam qualidade de vida do cidadão.

   Os resultados relativos à disponibilização de serviços online e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que Portugal ainda já compreendeu a importância do papel das T.I.C  enquanto instrumento potenciador de mudança e promotor de modernização de serviço administrativos, na cidadania e racionalidade económica.

As TIC na Administração Pública


   Temos visto, ao longo dos últimos anos, uma crescente aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente a Internet, nos diferentes níveis de governo e no Estado.
  O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública local e central contribuiu para a desburocratização e transparência dos serviços e para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos. Os resultados relativos à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente a importância do papel das TIC enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, nos domínios da cidadania e da racionalidade económica.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

As TIC no Ensino


    As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), vieram provocar uma grande mudança na educação. Difundiram novos métodos de conhecimento e de aprendizagem, substituíram-se as enciclopédias em livro e deram lugar às novas enciclopédias e outras fontes digitais. As aulas tornaram-se mais apelativas, passou a haver entre professores e alunos uma nova interacção.
   Com as TIC abrem-se novas concepções sobre a natureza dos saberes, valoriza-se mais o trabalho cooperativo e as novas vivências e práticas escolares, a cooperação entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus e associações de apoio à juventude. A revolução  possibilitada pela internet permitiu que a informação estivessa disponível a qualquer hora e em qualquer lugar no Mundo. Esta revolução veio provocar novos hábitos educacionais tais como a leitura, a forma de escrever, a forma de pesquisa e tornou-se até um instrumento complementar na sala de aula.

    Neste momento o professor deixou de ser o detentor de todo o saber e passou, para além de ensinar é claro, a ser um orientador e um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a internet pode trazer e o que é fidedigno ou não, visto a internet ser como um “território livre”, o papel do professor é fundamental para encaminhar os alunos. O computador, por seu lado, já faz parte da vida quotidiana dos alunos e professores. A informática tem o poder de entreter e incentivar à aprendizagem mesmo os alunos com dificuldades de comunicação.
   Deste modo, educar nos dias de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.